Comunicar um arquétipo de marca de forma eficaz é crucial para que ele ressoe com o seu público-alvo e crie uma identidade de marca sólida. Mas como garantir que o arquétipo está sendo bem comunicado em todas as frentes da sua marca?
Alinhamento em Todos os Canais
Para que um arquétipo seja comunicado com sucesso, ele precisa estar presente em todos os aspectos da marca, desde o design do logotipo até o atendimento ao cliente. Coca-Cola é um excelente exemplo de consistência arquetípica. Seu arquétipo de alegria e união é evidente não apenas em suas campanhas publicitárias emocionantes, mas também em seu design de produto, em eventos de patrocínio e até mesmo nas cores utilizadas.
Tom de Voz Coerente
O tom de voz da marca deve refletir o arquétipo em todos os pontos de contato com o cliente. Se sua marca adota um arquétipo de autoridade, como o governante, por exemplo, o tom de voz deve ser confiante, assertivo e inspirar respeito. Rolex faz isso com maestria, comunicando exclusividade e liderança em cada peça de conteúdo, desde seus anúncios até suas descrições de produto.
Narrativa e Storytelling
O storytelling é uma das maneiras de comunicar o seu arquétipo. A narrativa deve ser construída em torno dos valores e motivações que o arquétipo representa. A Lego, por exemplo, utiliza o arquétipo do criador, incentivando a criatividade e a imaginação. Suas campanhas, como “Rebuild the World”, não vendem apenas brinquedos; elas vendem a ideia de que qualquer criança pode ser um criador, moldando seu próprio mundo.
Monitoramento e Ajustes
Mesmo após a implementação de um arquétipo, é importante monitorar como ele está sendo percebido pelo público para garantir que a comunicação não tenha ruídos.
Aqui na RELIV temos um caso de sucesso com uma empresa que nos colocou em linha com seu time de criação e nos enviam as peças e textos antes da execução e, na grande maioria das vezes, tem ajustes a serem feitos.
O fato de ter uma carreira em marketing, publicidade, fotografia, arquétipo de marca e desenvolvimento humano, me faz uma especialista no assunto e fica muito mais fácil identificar qualquer ruído de comunicação.
Garantir que o arquétipo de marca seja eficaz envolve uma abordagem integrada que alinha todos os aspectos da marca, do tom de voz ao design, da narrativa ao feedback.
Ao manter a consistência e estar atento à percepção do público, sua marca pode maximizar o impacto emocional e construir uma identidade forte e reconhecível.
RELIV não é só foto, é a SUA imagem.
Para marca pessoal e empresarial.