Para muitos, entender como as pessoas agem, sentem e escolhem já não é diferencial: tornou-se obrigação estratégica, sim, isso mesmo, obrigação estratégica.
Pesquisas, neurociência, arquétipos e muitos outros fazem parte deste tópico, entretanto, há um que impacta diretamente nas empresas e elas talvez não percebam.
Marca pessoal é você, você é uma marca e está se comunicando e até vendendo o tempo todo, independentemente se você for empresário ou CLT. Já a marca corporativa, bem, acredito que agora fique mais fácil de compreender.
Vou citar um exemplo: Bianca Andrade é CEO e Fundadora da marca Boca Rosa Company . Ela é sua marca pessoal e a Boca Rosa é sua marca corporativa ou empresarial.
Quando definimos o posicionamento para marcas (pessoal ou corporativa) nos aprofundamos mais nestas definições e formas de comunicação que não vem ao caso agora.
Voltando ao assunto principal sobre comportamento e a relação com o posicionamento, uma das coisas que precisamos identificar é um padrão, seja ele um padrão de comportamento, de resultados, de comunicação e fazer definições que possam criar mais sinergia com a marca.
Uma marca pessoal pode ser impactada significativamente quando uma pessoa tem o padrão de reclamar, fazer julgamentos, entre outros. Eu mesmo deixo de seguir vários porque não quero me relacionar com pessoas (marcas) que tem esse comportamento. No processo de posicionamento eu identifico algum tipo de padrão de comportamento e levo para pauta. Pode ser uma crença, um padrão de comportamento, há muitas maneiras.
Uma marca corporativa pode dar diretrizes mas elas não são realizadas desde o board da empresa, por exemplo, cultura. Como eu posso exigir dos colaboradores um comportamento que não existem nem mesmo no board da empresa. Quem conhece a Grupo Cimed vê como a cultura da empresa acontece em todo lugar, em toda sua comunicação, com João Adib, Karla Felmanas e família.
Comunicação sofre também impactos de comportamento quando uma marca terceiriza tudo e não tem o seu posicionamento estratégico definido como matriz, resultado? Cada um faz de um jeito e isso impacta a marca pela incoerência.
Quer ter coerência e clareza na sua comunicação de marca (pessoa ou corporativa), agende uma reunião conosco.