Você é uma marca, o tempo todo está comunicando, direta ou indiretamente, para o bem ou nem tanto, vamos a exemplos?
Você já deve ter visto ou ouvido falar do João Adib, empresário juntamente com sua família, e muitos chamam ele de João da Cimed. Antes da CIMED, João é João. A irmã Karla que também é muito conhecida, antes de tudo é a Karla, CPF, uma marca pessoal. Dr. Nelson Wiliams, sócio proprietário da NW Advogados, também muito conhecido por muitos e não poderia deixar de citar a empresária Cris Arcangeli que também comanda a gestão de muitos negócios, tantos e tantos outros exemplos que poderíamos mencionar aqui.
O que isso tem a ver com você? Você também é uma marca, como empresário ou funcionário de uma empresa, somos todos marca e, para tanto, é muito importante de cuidarmos bem da nossa marca pessoal, afinal de contas, o que você está comunicando através da sua marca pessoal no dia a dia?
Eu já vivi 25 anos dentro do mercado CLT e posso dizer que a consciência que eu tenho hoje, olhando de fora, como empresária, é bem diferente de quem está dentro. Sabemos das dinâmicas que assolam o dia a dia e, muitas vezes, não paramos para olhar para isso, mas posso te dizer? O quanto antes você olhar para isso, mais resultados terá, principalmente, se você for gestor de equipes ou empresário.
Como ser humano temos crenças, desafios, sonhos e eles acontecem no simples, naquela conversa com outra pessoa que você foi mais incisivo ou quem não disse nada mas absorveu a bronca, isso gera impactos, internos e externos.
Agora imagina, cada detalhe: seu comportamento, linguagem verbal e não verbal, relacionamento com as pessoas, direta ou indiretamente, etc.
Alguns casos corriqueiros por aqui:
- Necessidade de aprovação / atenção
- Reclama de tudo
- Insegurança
- Perfeccionista
- Procrastinador (deixa tudo para o último minuto)
- Perseguição (acha que os outros perseguem)
- Tirano (superior a tudo e a todos)
- Queridinho / Bonzinho (a)
- Não sabe falar NÃO
- Medo do que os outros vão falar
- Vingador
- Medo de errar
- Fala demais ou de menos
- Não ouve os outros
- etc.
A lista é grande e tem muito mais. Posso contar um caso que eu tive aqui?
Certo dia, eu estava com um profissional autônomo que contratou minha consultoria e ele fez todo o processo comigo identificando suas maiores qualidades e como usar isso ao seu favor. Ele me disse: "Estou indo para uma reunião muito importante e não posso mais mudar o projeto que eu fiz, e agora?", eu então dei algumas informações. Mais tarde ele me ligou dizendo que fechou o projeto, estava radiante, usou as informações no momento que pensou que perderia a venda e reverteu ao seu favor. Calma, não é gatilho de vendas ou qualquer coisa hipnótica, nada disso. Disse a ele: lembre-se que quem te contrata espera de você o cara mais criativo e ousado, inovador e visionário porque isso está na essência dele.
Você pode se perguntar: mas ele não sabia disso? Te explico, haviam bloqueios em camadas mais profundas, te explico. Ele ouviu a infancia - adolescência e até início da fase adulta que era um cara diferente e, de uma forma perjorativa trouxe impactos e lembranças negativas, portanto, com o passar dos anos, ele foi deixando isso camuflado ou de lado, trazia muita insegurança e ele mudava de opinião, fazia aquilo que já estava acostumado a fazer no dia a dia.
É assim que o nosso corpo funciona. Freud explica as 3 camadas de consciência: o inconsciente, o pré-consciente e o consciente. Imagina um iceberg aonde o consciente está na superfície. O pré-consciente abaixo e lá no final, na última ponta, o insconsciente. Lá se guardam muitas memórias da nossa infância, traumas e crenças. As crenças, por exemplo, são tão automáticas que você nem pensa mais sobre elas, apenas replica, mas tudo isso se relaciona com a nossa marca, tanto pessoal como empresarial / corporativa.
Há poucos dias atrás eu conversei com ele novamente, tem uma leveza, segurança por ser e fazer aquilo que é, com consciência e levando o melhor para o que ele faz. Ele me chamou para um novo projeto com ele, nesta nova fase, isso diz muito.
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