16/10/2025 às 22:27 Posicionamento Branding

Autoridade, tem conceitos diferentes.

1
3min de leitura

No decorrer dos anos, eu entendi que há diversas interpretações para a palavra AUTORIDADE. O que significa para um pode ser diferente para o outro, você sabia?

Interessante que a palavra AUTORIDADE no dicionário também traz algumas interpretações distintas, por exemplo:

  • Direito que determina o poder para ordenar;
  • Liberação oficial que permite a realização de alguma coisa.
  • Quem possui muito conhecimento em determinada área/assunto.
  • Que adiciona força para convencer.
  • Tipo de personalidade.
  • Designação atribuída ao representante de um governo, etc.

Ao conversar com empresários, desejar AUTORIDADE nem sempre se trata de status, como muitas pessoas acreditam, por vezes até de forma pejorativa.

Geralmente tem-se a ideia que AUTORIDADE é aquela pessoa que alcançou sucesso e status. Não é que está errado, mas tem outras que vou trazer para refletirem e, de certa forma, quebrar algum preconceito com a palavra.

Ouvindo muitos empresários quando diziam a palavra AUTORIDADE, muitas vezes esta palavra quer dizer que o mesmo deseja que a empresa venda mais porque alcançou um patamar de reconhecimento do seu público, não é um reconhecimento meramente por status, mas por percepção de valor.

É impressionante como tem profissionais e empresas que entregam um serviço premium, de grande valor, mas ainda não são percebidos como tal. Isso dói ainda mais quando o possível cliente compara com um de qualidade inferior, ou seja, não percebeu o seu devido valor. Isso é mais comum do que se pensa, em diversos setores.

A percepção de valor ocorre nos pequenos detalhes, pode ser na forma que se comunica, na presença digital, o que fala, o que escreve, o que expõe, que estão sendo transmitidos o tempo todo e você nem imagina.

Vou trazer um exemplo:

Certa vez, eu estava na entrada de um restaurante e tinham duas pessoas próximas a mim conversando sobre a empresa que elas trabalhavam. Elas diziam coisas negativas da empresa, o que elas não imaginavam é que eu conheço essa empresa. Não estávamos nem perto dessa empresa, mas ao citar detalhes negativos, imagina o quanto isso me impactou. O que os seus funcionários, clientes, parceiros e prestadores de serviço comentam sobre sua empresa?

Ah Érica, mas fica difícil controlar todos, entendo, por isso, devem existir políticas claras para não ter erros de interpretação, você tem isso? Está documentado?

Este é só um pequeno exemplo. Percepção de valor está nos pequenos detalhes.

AUTORIDADE tem também outro ponto também, pode ser a empresa acontecendo de forma quase que independente e o fundador se dedicar mais aos assuntos estratégicos. Não que ele não esteja com o operacional, mas agora é na gestão do negócio, empresa crescendo.

Aqui na RELIV temos 3 opções de serviço:

  • Método VIP: análise 360 graus da sua empresa para te posicionar, por isso, Visão, Identidade e Posicionamento. É o mais completo e pode ter acompanhamento anual com reunião/suporte mensal;
  • Sessão Estratégica: quando você precisa de uma consulta pontual, você tem uma pergunta e opta por 1 ou 2 horas em reunião comigo sobre esta pergunta em questão;
  • Diagnóstico, minha análise sobre sua comunicação, até 2 canais de comunicação.

Se você não tem certeza se está comunicando o que deseja e reduzir os ruídos de comunicação para elevar a percepção de valor dos seus potenciais clientes, eu te convido ao menos fazer o Diagnóstico RELIV. Eu faço uma análise e nos reunimos por uma hora com o meu feedback, sob o meu olhar especializado em comunicação, verbal e não verbal.

16 Out 2025

Autoridade, tem conceitos diferentes.

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

autoridade branding comunicação empreendedorismo empreender gerar-valor marca marca-corporativa marca-empresarial marca-pessoal marketing negócios percepção-de-marca status valor-de-marca

Quem viu também curtiu

12 de Mai de 2022

Posicionamento de Imagem

12 de Nov de 2021

Como consultoria de estilo ajuda sessão de fotos

30 de Jan de 2023

Qual é a sua essência?